top of page
  • Ivye Muniz

Papo de Black Fraude... Opa, Black Friday!!!

A Black Friday é um dia em que diferentes lojas e marcas fazem diversas promoções para poder atrair compradores. Essa ação dos lojistas teve origem nos Estados Unidos e sempre acontecem na sexta-feira depois do Dia de Ação de Graças, assim fazendo o start das vendas de Natal.


Atualmente, é considerado o dia que os consumidores estadunidenses mais compram, já que lá é um sinônimo de preços acessíveis. O sucesso dessa ação por anos chamou a atenção de muitos em outros lugares do mundo e acabou se espalhando por aí, começando pelos países vizinhos, como o Canadá e o México.





Aqui no Brasil, a Black Friday foi utilizada pela primeira em 2010, mas realmente chamou a atenção de lojistas em 2012, que foi quando grandes lojas e marcas começaram a participar dessa estratégia. Como a gente é conhecido por ter aquele "jeitinho brasileiro", a chegada da black friday aqui foi recebida com muitas críticas, já que eram oferecidos falsos descontos.


Muitas estratégias como as de aumentar os preços e depois voltar ao seu valor normal apenas no dia da Black Friday foram desmascaradas, porém mesmo assim, essa data se consolidou como um momento de compras para os consumidores brasileiros. Em 2019, por exemplo, os lojistas locais registraram um faturamento de R$ 3,2 bilhões de reais.


Por mais que às vezes role uma desconfiança nos brazucas, já que aqui não funcionou muito bem essa questão do Black Friday, nem todo mundo quer se aproveitar dos compradores, pesquise bem e avalie se realmente o produto vale o seu investimentos. Agora uma dica para você, vendedor: será que não vale a pena diminuir os preços de uma maneira que você não saia no prejuízo, mas que faça você vender mais que o normal, apenas por um dia?


A Black Friday vai acontecer esse ano no dia 25 de Novembro, mas sempre tem aqueles adiantados e os atrasildos, né? Pra quem é comprador, bora prestar atenção nas promoções e reparar se realmente valem a pena. E pra você que é empresário e tá pensando em apostar na Black Friday, pode ir sem medo, mas lembra do que realmente se trata o dia e entenda que é apenas um dia de venda com preços mais baixos ao ano. Não dê passos maiores que a perna, tá bem?


11 views0 comments
bottom of page