top of page
  • Ivye Muniz

O que o Cedro-do-líbano tem a ver com meu crescimento digital? TUDO!

Pra você que não faz ideia do que seja um Cedro-do-líbano, é uma árvore absurdamente majestosa que pode chegar a alturas incrivelmente altas. Para deixar a curiosidade de lado, aqui vai uma foto dele:

Como você pode ver, essa árvore não é só alta, como ela se espalha por todo o espaço. "Uau, de fato uma planta magnífica, mas o que isso tem a ver com o crescimento digital que eu ainda não entendi?" Meu pai, que ansiedade ein!


Vamos lá! O Cedro-do-líbano não é só uma árvore qualquer pois seu crescimento é diferente de todas que vimos por aí. O crescimento do cedro é lento e constante. Nos primeiros 3 anos de vida as raízes crescem até um metro e meio de profundidade enquanto a planta tem cerca de 5 centímetros, isso quer dizer que em TRÊS ANOS a planta visivelmente está minúscula, mas suas raízes estão mil vezes maior do que a planta em si. Isso mostra que todo o início de sua vida, a planta foca em fazer suas raízes serem mais profundas do que mostrar que sua folhagem é a maior.


Depois de anos, suas raízes continuam indo mais e mais além buscando por águas profundas para não depender de fatores externos como secas e inundações. Logo ela leva anos para não depender do seu ambiente externos buscando por si suas próprias condições favoráveis.




Por último, ao chegar em uma profundidade tão grande encontram-se rochas, e como de costume, uma raiz de árvore normal pararia por ali pois não veria para onde ir, mas o Cedro abraça as rochas envolvendo suas raízes nela para que transforme um empecilho em, na verdade, uma base mais firme ainda.


A conclusão aqui é que esse Cedro-do-líbano tem muito o que ensinar. Depois de anos sendo visto como uma plantinha minúscula e insignificante no meio de tanta árvore com crescimento rápido, lá estava ele se preocupando com sua base e suas raízes, crescendo de forma interna para depois chegar a mais de 40 metros de altura, sendo maior que todas as árvores ao redor, a mais bonita, a mais forte e a mais sólida.


Da mesma forma sua carreira digital e profissional precisa acontecer. Não adianta achar que a visibilidade vai ser feita de maneira rápida, porque até pode ser, mas o quão sólido é crescer da noite por dia ? Quão firma está uma pessoa que está na mídia hoje e ontem não era conhecido? O crescimento interno traz muito mais estabilidade do que o externo.


Então se hoje você se enxerga pequeno e insignificante pro meio digital, invista em sua bases, em suas raízes e a consequência disso será um crescimento muito maior e duradouro do que qualquer outro já teve. Acho que agora você entendeu como que uma árvore pode ajudar a refletir muito bem sobre sua carreira não é mesmo?


Não esqueça que o que vem rápido pode ser tirado tão rápido quanto como chegou.


Você pode e vai chegar lá. Seja você o seu próprio Cedro-do-líbano!


10,506 views0 comments

Recent Posts

See All

Comments


bottom of page