top of page
  • Ivye Muniz

Você controla o seu tempo ou ele te controla?

Essa reflexão está cada vez mais atual devido às circunstâncias pandêmicas que estamos vivendo, onde precisamos organizar nosso tempo entre trabalhar, cuidar da nossa rotina dentro de casa, cuidar dos filhos e ainda tirar um tempinho para cuidar da nossa saúde mental.


No mundo de hoje, mesmo antes da pandemia, a falta de tempo já era uma questão a ser debatida. As pessoas estavam praticamente vivendo para trabalhar e se locomover, duas atividades que consomem grande parte do dia da maioria da população.


Com o advento da pandemia, essa realidade apenas mudou de figura uma vez que as pessoas passaram a trabalhar nas suas casas devido ao distanciamento social. Isso trouxe uma falsa noção de que teríamos mais tempo para viver em prol de nós e não em favor do trabalho. Entretanto, o trabalho mais uma vez está consumindo a maior parte do tempo das pessoas, e o pensamento das empresas é que como os funcionários estão em casa de Home Office podem ter um desempenho mais efetivo, fazendo com que aumente o número de tarefas.


Resolvemos trazer 6 dicas para você conseguir administrar o seu tempo da melhor maneira possível, no qual você poderá incluir as suas adaptações pessoais, com base na sua rotina.


Veja abaixo dicas para controlar melhor seu tempo:

  1. Faça uma ordem de prioridades das suas atividades, começando pelas mais importantes, depois as urgentes e por fim, as rotineiras.

  2. Não perca tempo com as atividades que podem ser delegadas, delegue-as para quem pode fazer isso para você.

  3. Tente fazer as atividades mais importantes na parte da manhã, é o período que você está com mais energia.

  4. Procure não passar do seu limite de atividades, isso pode ser um grande causador de estresse. Então aprenda a dizer "não".

  5. Reserve um tempo para checar seus e-mails, fazer ligações, passar pelas redes sociais, contudo, sem exagero. O tempo de ócio também é importante para trabalhar a produtividade. É importante esse tempo para relaxar a mente mas sem exagerar. Quanto mais fazemos, mais estamos dispostos a fazer novas e boas coisas.

  6. Por fim, não ultrapasse o tempo dedicado ao trabalho. Lembre-se que você tem uma vida fora de seu horário de trabalho e que merece muita atenção. Esse equilíbrio é fundamental para a sua felicidade. Divirta-se com a família e amigos, gaste tempo também com seu hobby preferido.


Agora com essas dicas você vai conseguir administrar melhor o seu tempo equilibrando suas tarefas do dia a dia e a sua vida pessoal. Ganhando, então, mais momentos livre mesmo sabendo da responsabilidade do tempo de suas entregas e obrigações.


Precisamos ressaltar uma coisa muito importante:


  1. Pense que é um processo lento e que aos poucos você vai conseguir. Não se cobre tanto, tenha paciência, resiliência e entenda que faz parte desse "novo mundo" que estamos vivendo. Relaxa.


Desafiador, né? Tivemos que aprender a lidar com situações que jamais imaginaríamos acontecer. A pandemia trouxe muitos novos "problemas" para serem resolvidos em uma velocidade que parece não ter fim, aliás não sabemos quando isso irá acabar ou se vamos ter que nos reinventar todos os dias para sabermos lidar. O mais importante é ter equilíbrio e controlar o tempo.

82 views0 comments

Comentarios


bottom of page