top of page
  • Ivye Muniz

TikTok ou Instagram? Quem sobrevive nessa?

Muito tem se ouvido falar sobre a sobrevivência do Instagram nesse mar de redes sociais. Mas vamos entender um pouquinho o panorama geral e ao fim do post você vai poder nos responder se acha que o Instagram sobrevive ou o TikTok leva a da vez.


O Instagram surgiu em 2010 com a intenção de ser uma plataforma onde seus usuários poderiam compartilhar fotos com seus amigos e familiares. Ao decorrer dos anos, a rede social foi se tornando uma maior potência abrindo a possibilidade de inserir vídeos e mostrar cada vez mais uma parte da sua vida, dia e trabalhos. Como sabemos muito bem, hoje, o Instagram tem mais de 1,2 bilhões de usuários ativos e esse número tem crescido a cada ano. Mas a plataforma não contava (ou contava) com o surgimento de uma nova rede social que conquistou o coração da humanidade em meio a pandemia.


O TikTok foi lançado em 2016 e foi criado na intenção de compartilhar vídeos curtos e dinâmicos, brincadeiras com áudios e danças. Foi uma novidade dentre tantas redes sociais que permeavam nas mesmas áreas, mas não para por aí. Muitos acham a plataforma era apenas para adolescentes e jovens por conta do entretenimento que causada nesse público, o que o mercado não imaginava é que em pleno 2021 o TikTok passaria o Instagram com mais de 1,23 bilhões usuários e seu valor no mercado teve um dos maiores crescimentos perdendo somente a para duas empresas, dentre elas a Tesla.


A questão mais debatida tem sido: e aí, o Instagram sobrevive ou o TikTok vai engolir essa rede social?


O Instagram hoje oferece muitas saídas para o público, você pode compartilhar fotos, vídeos longos, vídeos curtos, pequenas cenas do seu dia a dia, plataforma de e-commerce e muito mais. Já o TikTok tem atuado principalmente com a possibilidade de vídeos relativamente curtos e, agora, as lives.


Eu te pergunto, é melhor ter uma rede social que fala um pouco de tudo, mas também não se especializa em muita coisa ou ter uma rede social que foca em um serviço, mas ao mesmo tempo não te dá muita possibilidade de criar além de um formato?




Sim, esse post não é parcial, é para gerar conflito e discussão na sua cabeça mesmo hahahha.


Muito tem se discutido sobre essa grande questão no mundo da internet e cabe a nós estudar para entender os possíveis cenários e se preparar para eles. E você? Já se preparou para caso o Instagram acabe?


O Instagram tem sido o principal canal de muitas empresas e empreendedores, por isso o desespero de alguns para que essa rede não fique para trás, mas é isso, esse é o nosso mundo voraz e acelerado, precisamos estar em constante mudança e adaptabilidade para continuar crescendo.


Segura essa bomba e bora que a gente tem muito o que aprender e colocar em prática. Conta nos comentários qual é a sua opinião sobre essa batalha!



21 views0 comments

Recent Posts

See All

Comments


bottom of page