top of page
  • Eduarda Delorme

Sites: já imaginou sua vida sem eles?

A internet é um elemento quase que inerente à nossa sociedade. E grande parte dela é composta por sites. Hoje em dia, encontramos incontáveis sites na Web, de todos os tipos, assuntos e para todos os gostos. Dificilmente conseguiríamos imaginar como seria nossa vida sem o apoio dessas plataformas, mas você já pensou em como elas surgiram?


história dos site, computador em cima da mesa

O primeiro site do mundo foi lançado em 1991 por Tim Berners-Lee, físico do Centro Europeu de Pesquisa Nuclear (CERN), que também foi responsável por inventar a World Wide Web (WWW) em 1989 e é considerado o pai da Web. A página foi nomeada “The Project” e contava com diversos links para acesso rápido tanto a códigos quanto a documentos e procedimentos para criar outros sites como aquele.

Então, o primeiro site da história era basicamente um tutorial de como criar sites. Ele é como um bloco de HTML simples, não tem nenhuma imagem ou nenhum tipo de template, nem recursos mais dinâmicos. Seu conteúdo se resume a hiperlinks em palavras como sumário, políticas, FAQ, ajuda, produtos de software, bibliografia, pessoas, história, entre outros.

Porém, seu objetivo inicial era permitir que os profissionais do CERN trocassem informações científicas a partir de seus próprios computadores. Assim, eles não precisariam necessariamente estar no mesmo espaço físico para saber sobre o andamento de um projeto, bastando apenas estar conectado ao servidor online.


World Wide Web, websites, como criar

Outra curiosidade interessante é que esse site foi criado em um computador que se tornou o primeiro servidor web do mundo. E ele era um NeXTcube, um dispositivo que foi fabricado pela Next Computer, a empresa que foi fundada por Steve Jobs em 1985. Ao longo dos anos, essa ferramenta foi se tornando cada vez mais desenvolvida e importante. Ela pode ter diversas funcionalidades e é essencial para a construção de uma marca bem sucedida.

Um site precisa ter algumas características específicas para ser um sucesso e trazer resultado no ambiente digital. A primeira delas é que ele seja criado baseado nas regras de SEO. Essa sigla significa a otimização para mecanismos de busca, com estratégias que tem o objetivo de potencializar e melhorar o posicionamento de um site na Internet. Na hora de posicionar os sites em seu mecanismo de busca, o Google leva em consideração as palavras-chaves, o conteúdo da página, a URL, e vários outros requisitos.


página do google em como criar site

Também é importante que o site se adeque aos diferentes tipos de dispositivos, que ele tenha integração com redes sociais e blogs, que seu layout seja moderno, e que seja usada uma boa URL, como falamos acima. O ideal é que ela não possua muitos caracteres, letras e números, porque normalmente essas URLs ficam hospedadas em domínios de terceiros, fazendo com que o site perca acessos e credibilidade. Então, para que o site tenha visibilidade, é muito importante que ele seja bem construído.

Para uma marca, os sites trazem muitas vantagens. Ele ajuda a empresa a ser encontrada mais facilmente em buscas; contribui para o seu posicionamento no mercado, especialmente ao utilizar corretamente as técnicas de SEO; ele fica sempre acessível aos clientes, sendo uma ótima vitrine para seus serviços e produtos; contribui com o aumento das vendas e com a redução dos custos com publicidade; potencializa os resultados das redes sociais; e transmite a segurança e autoridade do negócio, já que pode ser 100% personalizado e passa a identidade e a mensagem da marca.



E se você quer construir o seu site, nada melhor do que ter o apoio de uma agência que conhece todas essas técnicas que podem transformar o marketing do seu negócio. Entre em contato com a gente, que a Iv. te ajuda a fazer sua ideia sair do papel!


bottom of page