top of page
  • Eduarda Delorme

Retrospectiva: as maiores campanhas publicitárias de 2023

A chegada do fim de ano sempre vem acompanhada das famosas retrospectivas, e no Marketing não é diferente. Por isso, trouxemos aqui algumas campanhas publicitárias que se destacaram em 2023 e valem ser ressaltadas por aqui:


Dunkin’ Donuts


A Dunkin’ Donuts resolveu transformar uma curiosa relação com o ator Ben Affleck em combustível para uma campanha bem-humorada e bastante criativa. Em diferentes ocasiões, o ator, que se provou um cliente assíduo da rede, havia sido fotografado retirando copos e pacotes da marca.


Pensando nisso, a empresa convidou Affleck para estrelar um comercial veiculado durante o Super Bowl, em fevereiro. Na produção, o ator comanda uma movimentada praça de drive-thru da Dunkin’, em Massachusetts. O humor do anúncio se intensifica a partir da reação de surpresa dos clientes que passam pelo local e são atendidos pelo famoso. A campanha foi um grande sucesso.


Coca-Cola


Ao longo dos anos, as ações de Marketing da Coca-Cola ganharam notoriedade por sua aura “mágica”. As campanhas da empresa quase sempre extrapolaram com sucesso a barreira entre o real e a ficção. Sabendo disso, a Coca-Cola se destacou como uma das primeiras empresas a fazer uso inteligente e democrático da IA com a plataforma “Create Real Magic”.


A ideia nasceu em março, quando a gigante dos refrigerantes tomou ciência de uma aliança firmada entre a OpenAI – dona do ChatGPT – e a Bain & Company para testar as possibilidades oferecidas pela criatividade impulsionada pela IA. Pouco tempo depois, a Coca-Cola lançou o Create Real Magic. Na plataforma, artistas/consumidores puderam utilizar as ferramentas GPT-4 e DALL-E da OpenAI para criar novos anúncios com base em uma rica biblioteca de ativos icônicos da marca, obedecendo a uma lista de instruções criativas.


Amazon Prime


A Amazon pintou de rosa a famosa Quinta Avenida, em Nova York, para promover ativações dedicadas à celebração da temporada final da série “The Marvelous Mrs. Maisel”. O evento estendeu um tapete rosa de um quilômetro de extensão que atravessou 10 quarteirões da avenida.


Ao longo do trajeto, foram colocadas paradas interativas que faziam referência às temporadas anteriores da série, e os participantes tiveram a oportunidade de mergulhar no ambiente montado pela Amazon para tirar fotos e resgatar brindes que uniam os temas abordados pela série à nostalgia dos anos 50 e 60. Segundo a plataforma de stream, o evento contou com cerca de 750 mil participantes e superou as expectativas.


Burger King


O Burger King elevou o nível da relação entre publicidade e jingles chiclete com o jingle “Whopper Whopper”, um remix da canção “Have It Your Way”, que marcou o Marketing da rede nos anos 70 ao se tornar uma sensação viral e alavancar o Whopper ao status de sucesso de vendas.


O jingle – que divide musicalmente os componentes do Whopper – faz parte do posicionamento “You Rule”, lançado em outubro de 2022. A renovada fama se deve, principalmente, ao início da temporada da NFL, prateleira escolhida pelo Burger King para veicular a campanha. Não demorou até que o jingle viralizasse nas redes sociais.


Dove


Abordando temas de relevância social e cultural, a Dove lançou em abril a campanha em prol da segurança infantil na internet. O esforço defende a Lei de Segurança Online para Crianças (KOSA) de 2023, cujo intuito é limitar a exposição de crianças a conteúdos de beleza tóxicos, capazes de causar danos à autoestima e à saúde mental.


O centro da campanha é o curta-metragem “Cost of Beauty: A Dove Film”, que narra a história real de uma jovem que desenvolveu um distúrbio alimentar ao ser exposta à toxicidade do conteúdo de beleza nas redes sociais. O comercial reforça a mensagem ao acrescentar a imagem de uma série de jovens sobreviventes de problemas de saúde mental causados por uma autoestima danificada pelos padrões impostos pela indústria de beleza.


Com a ação, a Dove quer deixar claro ao mercado do Marketing os limites e cuidados que devem ser observados pelos profissionais da área à medida que se esforçam para entrar em contato com grupos mais jovens. Além disso, a propaganda também configura o posicionamento da marca em busca de se consolidar como uma referência nas discussões sobre saúde mental e redes sociais.


E pra você, qual dessas ações é a sua preferida?


bottom of page