top of page
  • Eduarda Delorme

O Marketing como peça-chave para as pequenas empresas

Empreender não é tarefa fácil. Para as pequenas empresas, ainda mais dificuldades surgem pelo caminho. É necessário termos em mente que as micro e pequenas empresas são muito importantes para a economia brasileira, e hoje representam ao menos 30% do PIB do nosso país. Por isso, elas merecem atenção e destaque. Então, vamos entender alguns desafios que surgem nesses tipos de negócio.

mesa de trabalho com computador, cadernos e livros

Para começar, as pequenas empresas sofrem bastante com a falta de apoio financeiro do governo e com a burocracia excessiva para abrir o negócio. Além disso, é preciso ter conhecimento sobre gestão financeira e de pessoas dentro da empresa, que pode ser mais difícil para aquelas que têm uma estrutura menor ou que sejam iniciantes nesse meio.

Outras questões são a necessidade de atrair o público e a negligência em relação ao Marketing, que acaba sendo visto apenas como uma despesa a mais. Porém, quando bem planejado e aplicado com eficiência, ele se torna um investimento que garante vendas e novos clientes, sendo um grande aliado. Dessa forma, o planejamento é fundamental para a melhor aplicação das estratégias sem desperdício de dinheiro. E um profissional da área pode ajudar nisso.

placa na parede escrito marketing

Assim, o Marketing se torna uma peça essencial para tornar os pequenos negócios mais profissionais e estruturados, ajudando no seu crescimento. Para atingir esse objetivo, as ferramentas utilizadas precisam atender às demandas e características da empresa, sendo muito importante seguir algumas estratégias.

1. Identidade Visual

A primeira delas é desenvolver uma identidade visual para a marca, gerando identificação e adesão do público. Também é interessante ter um site ou blog bem estruturados, garantindo seu espaço próprio na internet, onde as pessoas possam conhecer e visitar a empresa no meio digital.

2. Presença Digital

Outra estratégia que é indispensável hoje em dia é estar nas redes sociais. Isso faz com que o negócio se torne mais acessível para o público e ainda contribui para que a marca faça parte do dia a dia dessas pessoas. Elas estão sempre conectadas e ficarão de olho no que está acontecendo.

iPhone mostrando aba de aplicativos

3. Networking

Busque sempre fazer parcerias e networking, podendo estar em contato com outras empresas e ganhando mais visibilidade.

4. Foque no atendimento

E por fim, nunca deixe de oferecer um bom atendimento e garantir uma boa experiência para os clientes, gerando mais credibilidade e confiança para a sua marca.

Para aplicar essas estratégias da melhor forma, é essencial ter conhecimento sobre seus clientes, estudar seus concorrentes, analisar o próprio negócio, medir os resultados e fazer análises frequentes para aprimorar suas ações enquanto marca. Todas essas atitudes estão ligadas ao Marketing da sua empresa, e são determinantes para ela se tornar atraente para o público.

homem olhando gráficos no papel

Agora imagine ter o auxílio de uma agência que tenha expertise na área, te ajudando em todos os processos que vimos durante esse texto. Não seria incrível?

A Iv. pode ser a sua parceira ideal nessa caminhada. Vem ousar com a gente mandando uma mensagem! Isso sim vai revolucionar o Marketing para pequenas empresas.




Comments


bottom of page