top of page
  • Eduarda Delorme

O aquecimento do mercado à espera do Carnaval 2024

O maior espetáculo da Terra movimenta muito o mundo do Marketing. Apesar do ano ainda não ter acabado, o mercado de eventos já está de olho em 2024. A poucos meses para o Carnaval, que começa dia 13 de fevereiro, muitas empresas já se preparam para o período que, em 2023, movimentou mais de R$ 8 bilhões, segundo a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC).


A festa mais popular do país também é uma das mais lucrativas. No ano passado, ainda com restrições por conta da pandemia de Covid-19, os setores de turismo e serviços deixaram de lucrar em torno de R$ 3 bilhões, segundo a CNC. Em 2023, só a cidade do Rio foi responsável por um terço da movimentação econômica de todo o país, durante os quatro dias de feriado. Por conta do potencial de exposição durante o período, marcas investem cada vez mais em publicidade específica para a festa popular.


Dois exemplos são o Carnaval do Rio e de São Paulo. O Rio Carnaval e a Brahma fecharam um acordo, anunciado em uma coletiva pela Liga Independente das Escolas de Samba do Rio de Janeiro (Liesa). A parceria prevê ativações nas quadras e iniciativas para o fortalecimento do espetáculo durante os próximos três anos. Com o patrocínio, a marca terá exclusividade no Sambódromo, sendo a cerveja oficial do Carnaval.


Durante o encontro foram apresentadas em primeira mão as latas personalizadas nas cores dos pavilhões de cada agremiação. Elas serão comercializadas nas quadras das escolas de samba, no Sambódromo e em outros eventos carnavalescos. Segundo a Liesa, a finalidade é enaltecer e homenagear as agremiações e o Carnaval.


Também serão realizadas campanhas de publicidade promovendo a parceria e os desfiles em diversos pontos da cidade. Os desfiles das escolas de samba do Grupo Especial acontecem no próximo ano nos dias 11 e 12 de fevereiro, com as seis melhores colocadas retornando no sábado das campeãs, dia 17, na Marquês de Sapucaí.


Já em São Paulo, para 2024 e 2025, a Amstel oficializou a parceria com a Liga Independente das Escolas de Samba de São Paulo (Liga SP). Com o acordo, a marca do Grupo Heineken assume a posição de cerveja oficial e exclusiva dos desfiles a serem realizados no Sambódromo do Anhembi. Com isso, a Amstel pretende levar para fora e dentro do sambódromo ativações que gerem experiências ao consumidor.

Pelo acordo com a Liga SP, a Amstel será a cerveja oficial de todas as 33 escolas de samba de São Paulo: 14 do grupo especial e 19 do grupo de acesso. Durante os dias de apresentações no Sambódromo, a marca estará presente nos mais de 50 bares, além dos camarotes. Não é de hoje a relação entre a marca e o Carnaval. A Amstel entrou no mercado brasileiro em 2015 no Carnaval de rua de São Paulo.

E em 2024 os desfiles das escolas de samba no Anhembi também terão o patrocínio master do galera.bet, casa de apostas que já foi parceira comercial da Seleção Brasileira de Futebol. O contrato tem duração de quatro anos e já valerá para o próximo desfile.

Esses são apenas alguns casos que mostram o aquecimento do mercado com a chegada desse evento tão esperado todos os anos. Você conhece alguma outra marca que também vai fazer parte dessa festa?



3 views0 comments
bottom of page