top of page
  • Eduarda Delorme

Mix de marketing e os pilares de uma boa estratégia

Que o marketing precisa de elementos estratégicos para dar certo, isso a gente já sabe. Mas quais seriam os fatores determinantes para que isso aconteça? Essa pergunta pode ser respondida com um termo, o mix de marketing. Esse conceito engloba as principais variáveis que fazem com que uma empresa atinja seu público-alvo e alcance seus objetivos de venda. Esses pilares são os 4 Ps do marketing: preço, praça, produto e promoção.

Imagem com mix de marketing (preço, praça, produto e promoção)

Apesar de muitas vezes não ser percebida dessa forma, a precificação é uma tarefa muito importante do marketing e é o nosso primeiro P. Ela ajuda a construir a imagem da marca e é o único elemento que gera receita para a empresa diretamente. Então, o preço de um produto precisa ser muito bem pensado, considerando os custos da marca, o lucro desejado, a comparação com os concorrentes, o seu público, e a percepção causada nele.

A percepção de valor da empresa, que atinge o público, tem relação direta com o quanto essas pessoas vão se dispor a pagar por determinado produto. É importante deixar claro quais vantagens aquele produto entrega e quais são os seus diferenciais, para que o consumidor possa fazer a sua avaliação de custo-benefício e se interessar em realizar a compra. As movimentações de mercado também devem ser sempre avaliadas pela empresa. E o preço deve ser escolhido a partir desses elementos.



O segundo P é a praça, que se refere aos canais de distribuição e aos pontos de venda, tanto virtuais quanto físicos. Esse fator determina como o produto vai chegar até o consumidor, e a definição dos meios de distribuição depende muito do tipo de produto ou serviço, das possibilidades de logística, dos custos envolvidos, do tempo de entrega, entre outras questões. É essencial determinar qual forma de entrega proporcionaria uma melhor experiência ao seu público.

O produto representa o terceiro P, e podemos dizer que ele é o nosso tópico central. Os produtos são responsáveis pela existência das empresas, e é em torno deles que os outros Ps são criados. Eles precisam satisfazer as necessidades dos clientes e trazer benefícios para a vida de cada um deles. O desenvolvimento de um produto inclui inúmeras decisões, como em relação à qualidade, design, opções e branding. Esses fatores são a base que determina seu sucesso.

imagem de uma lâmpada com vários termos de marketing

O quarto e último P é a promoção. Quando vemos essa palavra, logo pensamos em descontos e liquidações. Mas nesse caso, a promoção representa maneiras de estimular a demanda pelo produto no público-alvo. Então é aqui que entram as propagandas, publicidades, relações públicas, a assessoria de imprensa, entre outros. Ela comunica sobre a marca ao consumidor, criando interesse e expectativas por certo produto.

Para executar esses pontos de forma bem sucedida, algumas linhas devem ser traçadas. Defina seu público, saiba com quem você está falando; crie uma estratégia competitiva, que pode ser liderança em custo, diferenciação de produto ou foco em um segmento menor; pense qual a melhor forma de utilizar o mix de marketing; defina um posicionamento de mercado; e crie um plano de marketing operacional, com metas e prazos a serem atingidos. Os desafios e o esforço fazem parte do caminho até o resultado esperado!





bottom of page