top of page
  • Eduarda Delorme

Marketing de Influência: o poder dos produtores de conteúdo

Em um mundo movido pelas redes sociais, os produtores de conteúdo carregam uma base muito forte de admiradores e exercem enorme influência sobre seu público. Seus posicionamentos podem determinar as atitudes que serão tomadas por aqueles que os acompanham.


Esses influencers são pessoas que possuem contas de sucesso em alguma rede social, e podem ter foco em diversos segmentos, como moda, esporte, humor, estética, entre muitos outros. Eles possuem um grande número de seguidores, que são muito engajados em seus conteúdos.


Por isso, as marcas costumam convidar esses influenciadores digitais para fazer parcerias (como permutas e pagamentos por divulgação), expondo seus produtos e serviços, com o objetivo de aproveitarem a voz que eles possuem e sua consequente importância no mercado. Esse é o Marketing de Influência, que vem ganhando cada vez mais força entre as empresas.


mulher se maquiando de frente para celular e rins light


Quando um grupo de pessoas já se identifica e possui confiança em algum influenciador, se torna mais fácil ganhar novos clientes, manter os já existentes, gerar valor e credibilidade para sua marca, e persuadir a decisão de compra do público-alvo. Porém, para que essa parceria dê certo, é importante que os influenciadores se relacionem bem com o segmento de mercado da marca, e que os tipos de conteúdos dos dois dialoguem entre si.


O Marketing de Influência traz algumas facilidades para quem quer investir nesse tipo de divulgação. Ele oferece acessibilidade, já que basta estar presente em uma plataforma digital para conseguir atingir seus clientes. Além disso, existem influenciadores de diversos nichos, como dito, e que trabalham com formas de negociação diferentes. Basta buscar aquele que mais se adequa ao seu público e orçamento. Esse tipo de marketing também potencializa a imagem da marca e traz resultados reais.


Como aconteceu com a parceria entre a marca de artigos esportivos Adidas e o jornalista Sérgio Rocha, que é apaixonado por corrida e possuía um canal no Youtube com dicas e recomendações de materiais esportivos. No acordo, a Adidas o ajudaria nas suas postagens, e ele faria avaliações de produtos da marca em seus vídeos. O resultado foi de muito sucesso para ambos os lados. A Adidas ganhou uma maior visibilidade, e o jornalista viu seu canal crescer de forma avassaladora.


jornalista Sérgio Rocha segurando um tênis da Adidas

Para aplicar com sucesso esse tipo de marketing em seu negócio, é importante tomar determinadas atitudes. Tenha em mente, de forma clara, os objetivos que você quer atingir com essa parceria, conheça seu público e encontre o influenciador que se encaixa com ele, não escolha o produtor de conteúdo somente pelo número de seguidores, alinhe a abordagem a ser seguida, e faça esse planejamento em conjunto com o produtor de conteúdo.


Se você tem uma marca, já pensou qual influenciador seria ideal para impulsioná-la?




Comments


bottom of page