top of page
  • Ivye Muniz

Marketing Provocativo

Vamos falar sobre essa grande técnica que está sendo cada vez mais explorada no mundo do marketing. A rivalidade é algo comum no meio dos negócios, afinal, quem não tem concorrentes? Porém nesse meio é necessário encararmos essas provocações de um jeito amigável e é preciso estar atento a tudo no mercado para pegar o timing e principalmente se atentar aos novos produtos e serviços que seus rivais estão oferecendo.


Nesta campanha, a provocação começou a partir do lançamento de uma nova embalagem da marca Ruffles, que lançou suas batatas em lata, mas as batatas em lata já são uma marca da Pringles, que fez uma campanha onde colocou como frase "Tudo fica melhor com Pringles, o resto é um saco", fazendo link com a antiga embalagem da Ruffles.


Todo mundo já conhece a briguinha meio antiga entre essas duas redes de fast food, não é? Essa provocação começou quando o McDonald's fez uma parceria com a marca Nutella, claro que o Burguer King não podia ficar para trás e fez a piada do raíz x nutella



A Netflix patrocinou um pequeno time do Maranhão chamado Tuntum já que a partida contra o Cruzeiro ia ser transmitida pela Amazon Prime, fazendo assim com que a logo de sua concorrente seja exibida pelo 90 minutos da partida.



Vai me dizer que você não adora essas "tretas" no meio do marketing? A ferramenta provocativa nesse meio é algo que dá muita visibilidade para ambas marcas que estão envolvidas no meio. Seja por algum acontecimento, um novo produto lançado, uma mudança de receita... Já pensou em usar essa técnica na sua marca? Seria um super diferencial no mercado, chamaria a atenção de possíveis clientes e ainda faria sua marca ser vista como ousada, que convenhamos, é algo que todo mundo quer e ousadia é com a gente mesmo! 😜


Conta pra gente o que achou!











171 views0 comments
bottom of page