top of page
  • Ivye Muniz

Marketing de influência nas redes sociais: Instagram vs TikTok


Tá bem, que a gente é influenciado pelas redes sociais nós já sabemos, quer dizer, ainda tem gente que insiste em dizer que não, mas no fundo a gente sabe que se for de uma maneira bem estruturada, uma campanha pensada ou com uma estratégia traçada, acaba tendo um poder de influência nas nossas mentes mesmo que sem querer, sim! Isso é mídia.


A mídia atua dando aquela estalada no nosso cérebro com o objetivo final de nos levar a compra. Pode ser que, de primeira alguém abrindo uma latinha de Coca-Cola não nos deixe completamente sedentos, mas e quando está um calor às 15h da tarde e você quer tomar um refrigerante... Será que a propaganda que você viu não te fez pensar em comprar a latinha de Coca-Cola?


Os influenciadores são os que cada vez mais vem se destacando em dar esse click no nosso cérebro atribuindo eles às marcas, e percebendo isso, muitas empresas vem aplicando mais e mais investimentos nos influencers. Só em 2022 os anunciantes dos Estados Unidos investiram US$ 2,23 bilhões em Marketing de Influência no Instagram e cerca de US$ 774,8 milhões no TikTok.


Por mais que o TikTok seja uma plataforma que cresceu rapidamente e de uma forma absurda, o queridinho das marcas é e ainda vai ser por muito tempo o Instagram. Além de mostrar o dia a dia das pessoas pelos storys, também tem a opção dos vídeos em reels e de posts estáticos no feed, sendo assim, 3 opções de divulgar a sua marca em 1 aplicativo só, enquanto no TikTok só temos a opção de vídeo, por enquanto.


As duas plataformas são as que mais vêm se destacando quando o assunto é consumir conteúdo e não vamos negar que tem uma certa competição entre elas, né? Os aplicativos escolhidos para fazer um Marketing de Influência vão depender do público alvo. Se você precisa mirar em alguém que consome vídeos curtos ou de até 3 minutos e que tenha um conteúdo rápido, o melhor é investir no TikTok.


Agora se você quer detalhar o produto, descrever mais sobre ele, mostrar maneiras de se aplicar e mais, sua melhor escolha talvez seja o Instagram. Dica de ouro... Para as marcas que querem atingir mais gente entendendo o público alvo de cada plataforma, o ideal é usar e abusar do Marketing de Influência nas duas.


Essa #publicidade vem se tornado cada vez mais comum, assim como parceria de marcas que realmente tenham uma ligação com o storytelling de algumas pessoas. Com o crescimento do Marketing de Influência, as marcas e as agências conseguem ótimos resultados utilizando a estratégia com os Creators, mas parte das empresas usam a estratégia sem possuir uma boa equipe ou ter uma boa gestão da área de influencers.


Então se você tem uma marca e pensa em investir no Marketing de Influência, a hora é agora! Mas claro, sempre analise o público alvo que quer atingir, veja qual plataforma mais se adequa e crie uma estratégia incrível para bombar as vendas.


Na dúvida, chama a gente! 😜

43 views0 comments
bottom of page