top of page
  • Eduarda Delorme

Email Marketing: a estratégia que pode alavancar o seu negócio

Você acha o email uma forma antiquada de comunicação? Nada disso! Eles ainda podem ser super úteis e eficientes, inclusive na hora da sua empresa fazer aquele marketing de primeira. Você conhece o email marketing?

celular com tela aberta no gmail

Email marketing é uma das principais estratégias do Marketing Digital. É um canal de comunicação direta entre uma empresa e sua base de clientes ou de contatos, com a intenção de estreitar o relacionamento com o seu público e alcançar o objetivo de qualquer marca: o aumento das vendas. Geralmente, ele funciona a partir de ferramentas de automação que realizam disparos de emails.

Essa estratégia é atualmente a terceira mais usada pelas empresas, ficando atrás somente dos sites e das redes sociais. Isso acontece porque algumas vantagens fazem do email uma ferramenta relevante, como seu grande alcance, sua previsibilidade (mensagens de email sempre chegam aos destinatários, diferente das redes sociais que podem ser vítimas dos algoritmos), seu formato flexível, o fato de que o canal de contatos pode ser definido pela própria empresa, e o alto retorno financeiro.


De acordo com a Statista, empresa alemã especializada em dados de mercado e consumidores, o número de usuários de email ao redor do mundo em 2021 foi de 4,14 bilhões, o que representa um crescimento de 110 milhões de novos usuários na comparação com 2020. A previsão para 2025 é de que este número chegue a 4,59 bilhões. Por isso, é bem provável que o seu público-alvo já esteja conectado a um endereço de email.


Sendo assim, poucos ou nenhum outro canal têm o potencial de ROI (retorno sobre o investimento) do email marketing, lembrando ainda que essa estratégia demanda pouco gasto financeiro. E outros dados reforçam a relevância dessa ferramenta. Em 2020, sua receita foi de 7,5 bilhões de dólares e, em 2023, esse número deve ultrapassar o limite de 10 bilhões, chegando em 17,9 até 2027. É neste contexto que ele entra como uma solução essencial para pequenas e grandes empresas.

foto com várias notas de 1 dólar

Para a campanha de email marketing dar certo, é importante seguir um planejamento e determinar alguns passos essenciais, como definir os objetivos dessa estratégia e o perfil do público com o qual você vai se comunicar, construir sua lista de contatos de acordo com tópicos relevantes para as pessoas que vão receber a mensagem, pensar no conteúdo e com qual frequência ele vai ser enviado, entre muitos outros fatores.


Outras maneiras de tornar o email atrativo são trazer provas sociais e comprovações com dados para os clientes; manter uma interação por meio de feedbacks; usar da pessoalidade na hora de escrever; deixar claro para os leitores quais são os próximos passos; usar referências de outras pessoas sobre o seu serviço; e aproveitar-se de tendências sociais para chamar a atenção do seu público.


tela de computador aberta em métricas

E você, leitor que tem um empreendimento, que tal aplicar essas dicas no seu negócio? Depois não esquece de nos contar os resultados nos comentários!


2 views0 comments
bottom of page