top of page
  • Eduarda Delorme

CTA: você conhece essa sigla?

O mundo do Marketing Digital inclui diversas estratégias que são fundamentais para o sucesso de uma empresa. Uma delas é o CTA. Você já ouviu falar dessa sigla ou sabe o que ela significa? Para chegarmos lá, antes é preciso saber o que é o copywriting, outra parte essencial do marketing.

imagem escrito CTA com pessoas ao redor

O copy é um estilo de produção de textos e redações publicitárias com um conjunto de técnicas que tem o objetivo de elaborar conteúdos persuasivos, levando o público a tomar certa atitude, como adquirir um produto. E o Call-to-Action, mais conhecido como CTA, é uma estratégia ou técnica do copy. Essa ferramenta, visual ou textual, também busca chamar o leitor para realizar uma ação, mas não necessariamente a da compra de forma direta.

imagem de computador com pessoa escrevendo e palavras em inglês

Claro que a intenção também é transformar todo esse contexto em vendas, mas o CTA ainda pode estar em momentos anteriores ao da venda, induzindo o consumidor a clicar em um link que o leve para o site daquela marca (para que ele conheça mais a empresa) ou simplesmente buscando algum tipo de interação com as pessoas, o que já traz engajamento para aquele negócio.


Para que o CTA realmente chame a atenção ao ponto daquela ação ser levada adiante, alguns passos precisam ser seguidos. É importante definir seu público-alvo e o objetivo da estratégia, o formato que será utilizado, e adequar o CTA à relação do consumidor com o produto. Se seu site atrai muitos novos visitantes, por exemplo, o Call-to-Action deve levar a um conteúdo que faça aquela pessoa conhecer o produto, e não diretamente à venda ou a um tipo de teste do mesmo.

Alguns exemplos de CTA são esses testes, onde o consumidor pode fazer uma experimentação daquele produto antes de pagar de fato por ele; enquetes interativas, para atrair a atenção do público; incentivo a comentários nas redes sociais de uma empresa; materiais ricos, como e-books, no qual a chamada leva uma pessoa a baixar o conteúdo com informações importantes e exclusivas sobre o assunto em questão; entre diversos outros tipos.

banner de CTA em e-book

Quando o assunto é CTA, a Iv. é especialista. Nossos redatores estão sempre ligados no melhor momento de usar a estratégia, e na forma mais eficiente de acordo com o tipo de Call-to-Action utilizado perante cada público. Então, se você quer uma agência que te ajude a alavancar seu negócio, entre em contato com a gente! Ah, antes de finalizar o texto, você percebeu o que acabamos de fazer aqui? Uma dica: pode ser definido por uma única sigla!


2 views0 comments

Comentários


bottom of page