top of page
  • Ivye Muniz

Como usar storytelling para produzir conteúdo

Criar conteúdo pode ser muito difícil, principalmente criar um conteúdo que prende a audiência, não é mesmo? Mas existe uma ferramenta que torna isso muito mais dinâmico e fácil, sabia? Não sabia? Então agora você está sabendo! hahahah


Essa ferramenta se chama Storytelling, ou para os íntimos: a arte de contar histórias. Através dele você consegue prender a atenção da audiência. Afinal, nós amamos ouvir e contar histórias.

O storytelling desperta a nossa curiosidade e incentiva a nossa imaginação interior. Por isso é tão importante utilizá-lo se você deseja criar conteúdos que engajem e sejam realmente criativos. Então, a grande questão agora é: como conseguir utilizar o storytelling na hora de produzir conteúdo?


1. Tenha um início, meio e fim

Nada pior do que um filme sem final ou uma história que começa no meio, né? Isso gera um sentimento negativo e não é isso que queremos ao produzir conteúdo. Por isso, todas as suas histórias precisam ter sentido lógico com início, meio e fim.

Não vai criar histórias por aí sem terminar hein!


2. Utilize analogias nos textos

Analogias ajudam a mexer no imaginário do público e são uma ótima maneira de criar um storytelling. Caso você crie um post falando sobre “dar um UP” em algo, você pode utilizar como analogia o filme Up altas aventuras, por exemplo.


3. Incentive a imaginação do seu público

Os posts que despertam a imaginação do público tendem a engajar muito melhor e gerar mais comentários, além de viralizar, porque as pessoas adoram compartilhar coisas com as quais eles se identificam.

Um exemplo são as propagandas de marcas como a Coca-Cola que fazem a audiência imaginar um momento perfeito, com alegria e amor. Tanto que o lema da empresa é “Abra a felicidade”, não é mesmo?


4. Conte a sua história


Por último, mas não menos importante, mostre quem é você! Qual é a sua história? O que você gostaria de contar para o mundo? Esse item não pode faltar na sua construção de conteúdo, afinal, o público precisa saber quem é você.


Esperamos que com esse post você possa ter entendido como o Storytelling funciona e o poder dele na hora de produzir conteúdo. Essa é realmente a melhor maneira de criar conteúdo de maneira criativa, fácil e mais dinâmica no seu dia a dia.

Então ao invés de se perguntar “qual conteúdo eu vou produzir hoje?”, se pergunte: “qual história eu posso contar pra ajudar a minha audiência?”. Isso muda tudo!

E aí, gostaram desse tipo de conteúdo aqui no Blog da agência mais ousada? Comenta aqui embaixo que vamos amar ver a interação de vocês.


30 views0 comments

Recent Posts

See All
bottom of page