top of page
  • Eduarda Delorme

Como aproveitar o fim de ano para movimentar o seu negócio

O final do ano tá chegando e, com ele, as festas de Natal e Ano Novo. É uma época marcada por confraternizações e, claro, pelos tão esperados presentes. O período traz uma forte movimentação de mercado e se você souber utilizar isso a seu favor, as vendas e os lucros do seu negócio também podem surfar nessa onda.


Mas como fazer isso? Alguns passos são bem importantes para alcançar esse objetivo, e eles incluem não só os meios digitais da sua empresa, mas também questões relacionadas à estrutura financeira e organizacional que abrange sua marca. E você conhece um pouco mais sobre essas dicas por aqui:


Fique atento ao estoque dos produtos

Providencie o estoque com cuidado. Ele deve ser abastecido e organizado para garantir que nada irá faltar. Realize as compras com antecedência, garantindo que tudo chegue a tempo. No fim de ano, receber mercadorias com atraso pode significar prejuízo, por conta da perda da oportunidade de vendas. Também é importante ficar de olho e adquirir os produtos de maior demanda durante esse período.

Determine o volume de compras

O segundo ponto está diretamente relacionado ao primeiro. Saber o volume de compras ideal é determinante para obter um bom resultado no final do ano. Não compre nem mais nem menos que o necessário. As compras devem ser guiadas pela expectativa de vendas, calculada com base no histórico dos finais de ano passados e nas perspectivas do cenário econômico atual. Se esse volume for muito abaixo, deixa a desejar e atrapalha as vendas. Se for muito acima, pode comprometer a empresa financeiramente.



Negocie com os fornecedores


Combinar um bom prazo de pagamento com os fornecedores pode ajudar muito nesse momento. Empresas com folga financeira, por exemplo, podem negociar para pagamento à vista e obter bons descontos. Assim, podem oferecer um preço melhor aos clientes ou até mesmo aumentar a margem recebida em cada venda, aumentando seus lucros.


Organize as vendas online e o envio do produto

Se você possui um e-commerce, é importante atualizar o site para as vendas. Crie novas categorias pensadas para as festas de fim de ano, coloque um visual temático e garanta que tudo está funcionando. Confira que os métodos de pagamento são efetivos e tenha certeza que o estoque está preenchido, diminuindo problemas no pós-venda. Também é importante analisar os métodos de entrega, em busca de melhores preços para o frete e prazos de envio.



Prepare sua equipe


Durante as festas de fim de ano, o movimento e as demandas crescem significativamente. Sua equipe precisa estar preparada para isso, sabendo se comunicar da melhor forma com os clientes, tanto no presencial quanto no online. Todos precisam estar prontos para atendê-los com atenção e de maneira eficaz e qualificada. Se for necessário, amplie o time, mesmo que temporariamente.

Trabalhe sua comunicação com os clientes

Quando chega a época de uma data comemorativa, recebemos o tempo todo conteúdos que se relacionam à ela. Então, para se destacar e conseguir atingir de fato os clientes, a comunicação da empresa com eles precisa ser certeira. Seja criativo e conheça o perfil do seu consumidor, pois é fundamental entender seu comportamento para chegar nele. Não adianta ter os melhores produtos e preços se o cliente não souber disso.


Para alcançar esse último tópico com sucesso, é fundamental contar com o apoio de uma agência especializada em marketing digital. Hoje em dia, a internet é uma das maiores pontes que ligam a marca ao consumidor. Por isso, é importante saber como usar essa ferramenta da forma mais inteligente. Invista em uma parceria de sucesso que te ajude a entender como montar estratégias que te levem aos seus objetivos. Então chama a Iv. e bora caminhar juntos!


Comments


bottom of page