top of page
  • Eduarda Delorme

As principais tendências do Marketing para as redes sociais em 2024

A cada ano que passa ocorre a chegada de novas tecnologias e mudanças no comportamento dos consumidores. Em 2024 não será diferente. Por isso, é essencial que as empresas estejam alinhadas a essas novas tendências, especialmente no âmbito digital. Explicaremos quais são elas mais adiante.


imagem de computador 2024

Mas por que é tão importante acompanhar e se adaptar a essas novas características do mundo do Marketing? Fazer isso aumenta a competitividade da marca, contribui para que ela explore novos canais e formatos, traz mais oportunidades, e proporciona inovação e criatividade para aquele negócio. Então, vamos conhecer as tendências para o ano que acabou de chegar: 


  • Busca por voz e conteúdo de áudio


Com a crescente popularidade dos assistentes de voz e do conteúdo em áudio, como podcasts e vídeos, a busca por voz vem crescendo rapidamente. Por isso, a tendência é a utilização cada vez maior desse tipo de conteúdo (em áudio), que pode ser usado para oferecer instruções, compartilhar histórias ou simplesmente fornecer uma experiência de escuta agradável.


foto de um microfone e fone de podcast

  • Conteúdo personalizado


A personalização de conteúdo é muito importante, visto a alta exigência que os consumidores apresentam atualmente. Ela se resume à capacidade de adaptar o conteúdo às necessidades e interesses individuais dos usuários, sendo uma ótima maneira de melhorar a experiência do mesmo e aumentar as conversões. A personalização pode ser feita usando dados para segmentar o público e fornecer um conteúdo relevante para cada grupo. O marketing personalizado é a chave para construir relacionamentos sólidos e duradouros com os clientes.


  • Uso de Inteligência Artificial 


A Inteligência Artificial é uma peça fundamental nas estratégias de marketing modernas. Em 2024, espera-se uma revolução na forma como as empresas interagem com seus clientes. A IA possibilita experiências personalizadas e mensagens direcionadas, estabelecendo uma conexão mais profunda e significativa com o público.


braço de um robô IA 2024

  • Canais de mensagem direta


Maior personalização, maior contato direto com o público. Os consumidores prezam por ter um atendimento personalizado e pessoal, que atendam diretamente aos seus desejos naquele momento. Por isso, os chats vem sendo cada vez mais utilizados pelos clientes, e essa funcionalidade deve ser uma tendência para 2024.


  • Análise de dados


A análise de dados continuará a desempenhar um papel crucial no marketing digital. Empresas devem focar em interpretar efetivamente a abundância de dados disponíveis para tomar decisões informadas e otimizar campanhas de marketing, garantindo resultados mais precisos e eficazes.


imagem de uma animação de pessoas trabalhando juntos

  • SEO semântico e processamento de linguagem natural (NLP)


O SEO semântico e o NLP estão se tornando cada vez mais importantes para o marketing. Esses recursos permitem que os mecanismos de busca entendam o significado do conteúdo, obtendo um melhor desempenho nas pesquisas. Ao criar conteúdo de alta qualidade e que seja relevante para as palavras-chave do público-alvo, pode haver um aumento nas chances dele ser encontrado nos mecanismos de busca.


  • Influência no mundo real


Nos últimos anos, vimos uma explosão de parcerias entre marcas e influencers de diversos segmentos e capazes de impactar diferentes públicos. No entanto, as marcas têm buscado formas cada vez mais autênticas de gerar desejo e conquistar a confiança das pessoas. Nesse contexto, experiências reais ganham relevância quando o assunto é influência digital. A maioria do público prefere que as marcas compartilhem conteúdo de clientes e situações reais.




Agora que você já sabe as principais estratégias a serem tomadas esse ano no marketing digital, que tal preparar sua empresa para ter um 2024 de muito sucesso? Já começou a fazer isso?


Comentarios


bottom of page