top of page
  • Eduarda Delorme

Análise SWOT: o que é e qual a sua importância

Análise SWOT é uma ferramenta de planejamento estratégico na gestão de projetos, usada para analisar cenários e embasar tomada de decisões. A análise proporciona um diagnóstico completo da situação da própria empresa e dos ambientes que estão no seu entorno, de maneira que ajude a correr menos riscos e aproveitar as oportunidades.


Mas o que significa SWOT? A sigla é formada pelas iniciais das palavras Strengths (Forças), Weaknesses (Fraquezas), Opportunities (Oportunidades) e Threats (Ameaças). Essas palavras identificam quais análises são feitas.

As forças e as fraquezas se referem à análise interna, ou seja, os pontos positivos e negativos da empresa ou do projeto que se quer implementar. São fatores que, em sua maioria, estão sob controle da empresa e podem ser modificados por ela, diferentemente do ambiente externo, que é analisado nas oportunidades e ameaças. Elas englobam a análise de mercado, concorrentes, fornecedores e até o macroambiente político, econômico, social e cultural.


E quais as principais vantagens dessa análise? Ela possibilita que uma empresa identifique sua posição estratégica no mercado; que ela faça mudanças necessárias nos serviços e produtos oferecidos; ajuda a detectar dificuldades e a ter insights para solucionar problemas; mostra quais ações devem ser priorizadas e tomadas; permite que os gestores analisem as estratégias em andamento; entre outros benefícios.

É comum acreditar que, por ser um método de gestão de projetos, quem deve aplicar a análise SWOT são os gestores. Porém, as pessoas que conhecem de perto as características da empresa são os funcionários que vivem o dia a dia do negócio. Por isso, a análise SWOT é mais rica quando integra toda a equipe para levantar informações. Assim, cada pessoa pode contribuir com a realidade que vive nas suas rotinas.


Então, para fazer isso, reúna sua equipe, faça um brainstorm, analise os fatores externos e internos, monte um documento com as informações, avalie a viabilidade do projeto, e transforme a análise SWOT em estratégia. E a sua marca, já adotou esse método?

3 views0 comments

Comments


bottom of page